Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Correspondente Ipiranga.
Rede Gaúcha SAT
Correspondente Ipiranga
Rede Gaúcha SAT

Serasa lança seu primeiro curso digital de educação financeira com participação de youtubers

Publicado 18/08/2020 às 04:33
Imagens: Serasa

Imagens: Serasa

Um dos importantes pilares da Serasa é a educação financeira, pois a ideia é levar o máximo de informação para que as pessoas não sofram com dívidas ou façam mau uso do seu dinheiro. Para isso, a empresa criou o Serasa Ensina, que hoje conta com mais de 3 milhões de acessos mensais no portal. Mas o esforço não para por aí. Nesta segunda-feira, 17 de agosto, a empresa ampliou seu leque de conteúdo e lançou o Trilha Financeira, primeiro curso digital da Serasa sobre educação financeira totalmente gratuito.

Módulos

Território Serasa

O curso foi dividido em sete módulos, que abordam assuntos específicos. O primeiro será sobre orçamento: desde entender o que é, para que serve, como fazê-lo, além dos cortes de gastos necessários e orientações de como ganhar uma renda extra.

O segundo aborda serviços bancários: quais os tipos de contas que existem (corrente, poupança, salário, digital etc.), cheques e todas as suas variações, diferença entre DOC e TED e como funcionam as análises que os bancos fazem, como score de crédito, por exemplo.

O terceiro módulo, sobre dívidas, aborda desde os diferentes tipos de dívida, a importância de conversar com os familiares sobre o assunto e estratégias para economizar na hora de negociá-las.

O quarto módulo, com foco em renda, dá dicas de como conseguir um emprego, melhorar a qualificação profissional e apresenta aulas relacionadas à renda informal, formalização de um negócio e empreendedorismo.

Ao longo dos próximos meses, de acordo com a Serasa, serão lançados os três módulos restantes: diferentes tipos de crédito, cuidados para evitar fraudes e realização de sonhos (casa, carro, estudos, viagem etc).

Cada módulo tem a duração média de 1h30m. Além das aulas on-line, o Trilha Financeira deixa disponíveis textos de apoio que podem ser baixados ou impressos pelo aluno.

Ajudinha especial
Um dos grandes diferenciais do Trilha Financeira, na avaliação da empresa, é a didática dinâmica e de fácil compreensão, que cria um ambiente descontraído e favorável para o usuário terminar seu módulo sabendo exatamente o que fazer para melhorar suas condições financeiras. Mas o incentivo não para por aí: o curso é apresentado por youtubers famosos do universo das finanças, como: Nath Finanças, Patrícia Lages, Mirna Borges e Nathaly Dias, do canal Blogueira de Baixa Renda. E conta ainda com a ajuda de Vitor Coff Del Rey,  Head da Ponte para Pretos, iniciativa que divulga informações, oportunidades de mercado, estágios e bolsas de estudo nacionais e internacionais, com o objetivo de conectar trajetórias e gerar oportunidades.

Para a coordenadora da Serasa, Joyce Carla, a participação de pessoas influentes no meio só reforça a autoridade que o Serasa Ensina criou ao longo dos anos e como é importante unir forças para ajudar o consumidor a entender melhor sobre seu dinheiro. “Nós queremos suprir a falta de educação financeira no Brasil, que é uma das causas que levam as pessoas a contraírem dívidas e a pensarem em formas de recuperar suas finanças. O curso foi estruturado para permitir que o consumidor tenha uma jornada específica de aprendizado, de acordo com seu momento financeiro”, resume.

Inscrições
A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site www.serasa.com.br. Qualquer pessoa com cadastro na Serasa pode acessar o curso e começar a Trilha Financeira. Ao final de cada módulo, o consumidor recebe um certificado. Vale destacar que o todo conteúdo também está acessível pela Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

MAIS LIDAS