Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Canto Nativo
Apresentação Docimar Schmidt
Alvorada Musical
Edeovaldo Dias dos Santos

Sérgio Moro vira réu em ação que pede ressarcimento aos cofres públicos por prejuízos causados pela Lava-Jato

Publicado 24/05/2022 às 09:38

O ex-juiz e ex-ministro da Justiça chamou a ação de “risível”
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil) virou réu em uma ação popular movida por deputados do PT na Justiça Federal do Distrito Federal. A petição inicial foi protocolada em 27 de abril e recebida nesta semana pelo juiz Charles Renaud Frazão de Morais, que determinou a citação de Moro.

Na ação, os deputados Rui Falcão, Erika Kokay, Natalia Bonavides, José Guimarães e Paulo Pimenta pedem que Moro seja condenado a ressarcir os cofres públicos por alegados prejuízos causados à Petrobras por sua atuação na Lava-Jato. Não foi definido na petição inicial o valor da indenização que o ex-juiz deverá pagar caso seja condenado.

Os autores da ação alegam que, durante sua atuação como juiz da Lava-Jato, Moro teve “condutas atentatórias ao patrimônio público e à moralidade administrativa, as quais tiveram severos impactos na economia do País e em sua estabilidade democrática e institucional”.

Os deputados também afirmam na petição que “os desvios de finalidade, os excessos e abusos” cometidos ao longo da operação produziram “um cenário de desarranjo econômico de altíssimo custo social em nosso País”.

Ação “risível”

Em nota, Moro chamou a ação de “risível”. “A ação popular proposta por membros do PT contra mim é risível. Assim que citado, me defenderei. A decisão do juiz de citar-me não envolve qualquer juízo de valor sobre a ação. Todo mundo sabe que o que prejudica a economia é a corrupção e não o combate a ela. A inversão de valores é completa. Em 2022, o PT quer, como disse Geraldo Alckmin, não só voltar à cena do crime, mas também culpar aqueles que se opuseram aos esquemas de corrupção da era petista”, afirmou o ex-juiz.

por O Sul

MAIS LIDAS