Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Disk 94
Apresentação
Paulo Frizzo
Tocando a Bola
Com Francisco Basso Dias e equipe esportiva

Sicredi UniEstados completa 39 anos neste dia 14 de abril

Publicado 14/04/2020 às 09:15
Sede da Sicredi UniEstados, em Erechim | Foto: Sicredi UniEstados

Sede da Sicredi UniEstados, em Erechim | Foto: Sicredi UniEstados

Nesta terça-feira, 14 de abril, a Sicredi UniEstados comemora 39 anos. “Inaugurada em 1981, a cooperativa trilhou um caminho de superação e perseverança. Sua trajetória revela a vocação natural para a cooperação na convergência de propósitos. Nesse tempo, foi preciso preservar e confiar em uma ideia coletiva que veio do outro lado do Oceano Atlântico, com o padre suíço Theodor Amstad, e conquistou as mentes dos pioneiros do cooperativismo de crédito”, acreditam os dirigentes.

Mais de um século se passou após a criação da Caixa Rural de Nova Petrópolis, em 1902. Desde então, muitas cooperativas foram criadas. Governos passaram, leis foram alteradas, planos econômicos vieram. “O Brasil mudou. Mas a pertinência do Sicredi, como um instrumento de organização econômica da sociedade, o tornou uma grande instituição financeira cooperativa, com mais de 4 milhões de associados, presente em 1.216 municípios de 22 estados e do Distrito Federal”, revela a instituição, ainda salientando que em 200 municípios, o Sicredi é a única instituição financeira presente.

Abrangência
Atualmente, a Sicredi UniEstados é composta por quase 100 mil associados e está presente em 42 municípios da região norte do Rio Grande do Sul, do meio oeste de Santa Catarina e sul de Minas Gerais. São pessoas físicas, empresas e produtores rurais.

A Sicredi UniEstados conta com mais de 550 colaboradores, em 48 agências e Sede Administrativa. Em 2019, teve um crescimento de 29,3% em ativos e inaugurou cinco agências.

Desde 2014, quando foi instituído o Fundo Social, já destinou R$ 5,3 milhões para 2,5 mil entidades e comunidades da sua área de ação, apoiando projetos nos segmentos educacional, cultural, esportivo, ambiental, de segurança, saúde e de entidades sem fins lucrativos.
Segundo o diretor executivo, Elisandro Marmentini, nos últimos anos, a Sicredi UniEstados tem mantido um ritmo de crescimento médio superior a 20% ao ano. Para ele, a qualidade do atendimento e o foco constante em uma boa experiência do associado com a cooperativa tem sido um direcionador estratégico. “Este é um desafio diário, considerando o forte momento de expansão que vivemos. Nosso portfólio de soluções é completo e estamos entregando a melhor experiência para quem deseja ser atendido na agência e também nas plataformas digitais, como nosso aplicativo e internet banking”, argumenta.

Capital humano
Sicredi_Card39-anos
Outro ponto forte da cooperativa, conforme o diretor, são os colaboradores. “Nossos principais ativos são as pessoas. Nós somos uma cooperativa feita de pessoas para as pessoas. Temos uma equipe de colaboradores comprometida com os nossos princípios e valores e isso faz toda a diferença”, afirma Marmentini.

De acordo com o presidente da Sicredi UniEstados, Adelar Parmeggiani, os anos que estão por vir servirão para continuar esse ciclo de desenvolvimento, que começa pela aproximação das pessoas, passa pela orientação assertiva que, combinada à concessão de crédito, resulta na concretização de sonhos que mudam a realidade das famílias e das comunidades.

“Ao longo dessas quase quatro décadas, a Sicredi UniEstados conquistou mais que associados, conquistou amigos. Pessoas unidas pelo mesmo propósito que trabalham diariamente para que o cooperativismo e seus benefícios sejam levados a mais gente”, reconhece Parmeggiani. “E o Sicredi ainda tem muito espaço para fazer a diferença na vida de mais cidadãos. Afinal, o interesse pela comunidade, que é um dos princípios cooperativistas, também é seguido na prática por esta instituição.”

MAIS LIDAS