Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Simvet/RS aprova conquista do Estado como zona livre de vacinação contra Febre Aftosa

Publicado 12/08/2020 às 03:44

Crédito: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective Divulgação
Crédito: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective Divulgação

A conquista do Rio Grande do Sul como zona livre de vacinação contra a Febre Aftosa, pela Instrução Normativa 52, foi aprovada também pelos médicos veterinários gaúchos. O anúncio, feito nesta terça-feira, 11 de agosto, foi considerado positivo pelo Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS).

O diretor do Simvet/RS, João Junior, parabeniza o trabalho executado pela Secretaria da Agricultura do RS para buscar este novo status, que começa a vigorar a partir de 1º de setembro deste ano. “Agora todos nós temos que trabalhar muito para não termos problemas a médio e longo prazos, e para isso é fundamental uma cooperação entre os médicos veterinários, produtores rurais e governo. É preciso ainda avançar nas medidas para prevenção e não ficar apenas nas exigidas pelo Ministério da Agricultura. As ações devem ser cada vez mais severas”, observa o dirigente.

A última etapa de vacinação ocorreu entre março e abril de 2020. Desde maio não são permitidas a vacinação e a comercialização da vacina no Estado. No próximo passo, a Secretaria da Agricultura informará a mudança de status para a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que concede a certificação deste novo status sanitário. A expectativa, segundo o Simvet/RS, é que, a partir desta mudança, o RS possa acessar novos mercados e incrementar as exportações.

 

MAIS LIDAS