Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Transporte de nova remessa de CoronaVac ao interior gaúcho será concluído no início da tarde

Publicado 8/02/2021 às 09:50

Transporte de nova remessa de CoronaVac ao interior gaúcho será concluído no início da tarde | Foto: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini

As cidades localizadas no interior do Rio Grande do Sul recebem, até o início da tarde desta segunda-feira (8), uma nova carga de vacinas contra a Covid-19. As 193,2 mil doses de CoronaVac, que chegaram na manhã desse domingo em Porto Alegre, serão transportadas às sedes das Coordenadorias Regionais de Saúde em aeronaves e veículos.

Um avião da Brigada Militar, que participou de outras operações envolvendo a distribuição de imunizantes, fará seis paradas. A primeira delas, em Caxias do Sul, está prevista para as 9h15. Na sequência, estão agendados pousos nos aeroportos de Erechim (10h05), Palmeira das Missões (10h45), Santo Ângelo (11h30), Bagé (12h35) e Pelotas (13h20).

Enquanto isso, Santa Maria recebe um helicóptero da Polícia Civil, carregado de vacinas, às 9h30. Os demais municípios retiram as doses, de carro, na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi). Os veículos têm como destino final os municípios de Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Osório.

Esta é a quarta remessa de vacinas recebidas pelo Rio Grande do Sul. A primeira delas, com 341,8 mil doses de CoronaVac, chegou em 18 de janeiro. Seis dias depois aconteceu o desembarque de 116 mil ampolas da fórmula desenvolvida por Oxford/Astrazeneca. Em 1º de fevereiro chegou uma nova remessa de CoronaVac, com 224,2 mil doses.

RS usou menos da metade das doses até agora

Descartando as 193,2 mil que são distribuídas nesta segunda-feira, o Rio Grande do Sul já havia recebido 511,2 mil vacinas contra a Covid-19, sendo que 99% delas – ou 506,9 mil doses – estão sob a administração das prefeituras. Ainda assim, o ritmo de aplicação é lento: segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 230,8 mil foram aplicadas.

O número representa apenas 45% do total. Porto Alegre, que recebeu o maior contingente, também é a cidade com mais imunizados: 62,4 mil. O número representa 62% do público-alvo definido para a 1ª fase do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Ao todo, a Capital recebeu 144 mil ampolas, e ainda precisa aplicar a segunda dose nos vacinados.

Os municípios de grande porte localizados no interior gaúcho, como Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo e Santa Maria, aparecem logo na sequência do ranking. Já as cidades de Canoas, Santa Cruz do Sul, Rio Grande, Novo Hamburgo e Bento Gonçalves fecham a relação dos 10 municípios com mais pessoas imunizadas.

A expectativa é de que a cobertura avance nos próximos dias, com o início da distribuição para os idosos com mais de 85 anos não institucionalizados. Este grupo, que ainda não havia sido beneficiado pela campanha, é a prioridade na nova remessa. Cerca de 43% da população gaúcha na faixa etária mais avançada estará imune ao fim da nova etapa.

Por CP

MAIS LIDAS