Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Trote Solidário da Medicina da URI Erechim incluiu doação de sangue e arrecadação de alimentos

Publicado 17/04/2019 às 05:21
Trote solidário Medicina URI _ 170419

Um dos alunos, durante a doação de sangue, uma das ações do Trote Solidário    |    Fotos: URI Erechim/Imprensa

Os acadêmicos do curso de Medicina da URI Erechim, turmas 2018 e 2019, participaram, nos dias 5 e 6 de abril, as atividades da primeira etapa do Trote Solidário 2019. A iniciativa foi do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio do seu Núcleo Acadêmico.

As ações incluíram doações de sangue pelos alunos e arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza em quatro supermercados da cidade.

O objetivo do projeto é engajar a comunidade em uma ação solidária convocada pelos futuros médicos, além de combater a violência nos ritos de recepção aos calouros.

Resultado da arrecadação de alimentos

Trote solidário Medicina URI _ 2_170419

A arrecadação de doações de alimentos foi realizada em quatro supermercados de Erechim

Os alunos arrecadaram aproximadamente 2,5 mil quilos de alimentos, que serão destinados às Associações de Recicladores do Município de Erechim.

O diretor de Projetos Especiais do Simers, Vinícius Souza, ressalta que a iniciativa busca dar uma alternativa à violência, ao assédio e à humilhação dos trotes “sujos”, que marcam negativamente um dos momentos mais importantes da vida do estudante.

“O Trote Solidário é um atestado de que empatia, solidariedade e pensar no próximo são sentimentos e ações inerentes ao comportamento humano e contagiosas. E que devem sempre ser estimuladas e valorizadas, sendo capazes de provocar mudanças imensas na sociedade”, afirmou o dirigente.

Essas atividades acontecem desde 2008 e são resultado de parcerias entre universidades, bancos de sangue e o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul. O projeto venceu, em 2013, o prêmio TOP Ser Humano no Estado, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS). No ano seguinte, arrematou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil.

Durante todas as edições do Trote Solidário foram alimentadas mais de 432 mil pessoas com arrecadação de alimentos e mais de 18 mil vidas receberam doações de sangue.

Trote Solidário 2019
Neste primeiro semestre, o Trote Solidário envolveu 19 faculdades de Medicina do Estado, em 13 cidades. São elas: Erechim, Passo Fundo, Caxias do Sul, Lajeado, Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santa Maria, Rio Grande, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Uruguaiana.

 

MAIS LIDAS