Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Difusão Pampa e Sertão
Apresentação
Paulo Frizzo

UFFS recebe primeiros equipamentos para usina fotovoltaica

Publicado 8/06/2020 às 01:07
Fotos: Marcelo Esposito

Materiais para a usina fotovoltaica da UFFS Campus Erechim começaram a chegar  |  Fotos: Marcelo Esposito

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim recebeu, em maio, dois caminhões com 1.008 módulos, quatro inversores e 3,2 mil metros de cabos para a usina fotovoltaica que será construída na instituição. Ficará em uma área de 4,4 mil metros quadrados, próxima ao Restaurante Universitário, e suprirá a demanda de energia do campus. Posteriormente, pela compensação de energia, poderá beneficiar os campi de Passo Fundo e Cerro Largo. A potência instalada será de aproximadamente 408,24 quilowatts pico.

“A empresa contratada ainda precisa entregar a estrutura metálica que servirá de suporte para os módulos fotovoltaicos, o transformador para a conexão com a rede da RGE e alguns insumos. Nossa expectativa é de que na segunda quinzena de julho todo o material já esteja no local da obra”, afirma o professor Marcelo Esposito.

Materiais

Peças que chegaram em dois caminhões

Segundo ele, a próxima etapa da obra é a realização da terraplanagem. E a previsão é de que a usina entre em operação em outubro deste ano. Porém, considerando a pandemia de Covid-19, as datas poderão sofrer alterações.

“Colocaremos nosso campus no rol de universidades que têm uma usina fotovoltaica. E, no nosso caso, não será uma usina pequena. Ela beneficiará a UFFS não apenas em relação à economia de energia, mas também propiciando projetos nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão, principalmente para o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária”, detalha o docente.

Verba para usina
A UFFS foi contemplada com aproximadamente R$ 1,7 milhão, por meio de um edital do Ministério da Educação (MEC) que prevê a construção de sistemas fotovoltaicos em Instituições Federais de Ensino.

 

MAIS LIDAS