Brasil de Norte a Sul 
Apresentação
Edeovaldo Dias dos Santos

Prefeito Paulo Polis apresenta 21 ações estratégicas para Erechim até o fim de 2025

Publicado 4/08/2025 às 10:27

Na última sexta-feira (1º), o prefeito de Erechim, Paulo Polis, reuniu a imprensa no Salão Nobre da Prefeitura para anunciar 21 ações prioritárias que serão desenvolvidas até dezembro e ao longo de 2026. Em entrevista à Rádio Difusão, o prefeito destacou avanços na saúde, habitação, educação e infraestrutura, além de iniciativas para fortalecimento econômico.

Segundo Polis, Erechim tem se destacado pela diversificação econômica, com mais de 22 mil CNPJs ativos, sendo 11 mil deles de micro e pequenas empresas. “É como uma casa com muitos pilares: mesmo com crise em um setor, os demais sustentam a economia”, comparou.

Na área da habitação, o prefeito anunciou novos loteamentos sociais com contrapartida do poder público para facilitar o acesso à moradia para famílias da faixa 1 (até três salários mínimos). A Prefeitura também busca soluções para conter o avanço de ocupações irregulares.

Na saúde, a ampliação de atendimentos e a redução do tempo de espera nas unidades de pronto-atendimento são prioridades. A média atual de espera na UPA é de 55 minutos. Um mutirão de exames e o projeto “Saúde em Casa”, com visitas domiciliares e exames preventivos, estão previstos para os próximos meses. O uso da telemedicina também deve ser ampliado.

Na educação, o município destina mais de 30% do orçamento para o setor, superando o índice exigido por lei. Está prevista a ampliação de escolas como Lucas Vésaro e Ruther, além de parcerias com instituições privadas para mais de 1.500 vagas. Professores recebem piso nacional com adicional por pós-graduação — mais de 100 já possuem ou estão cursando mestrado ou doutorado.

Outros projetos destacados foram: revitalização do Castelinho com recursos próprios e apoio da comunidade; novos distritos industriais e áreas para microempresas; e ações para acelerar aprovações de projetos e investimentos privados.

“O empresariado não aceita mais uma gestão lenta. A cidade precisa andar, degrau por degrau, mas de forma constante”, concluiu Polis.

 

MAIS LIDAS