A comunidade católica da região se prepara para a 74ª edição da Romaria de Nossa Senhora de Fátima, um dos eventos religiosos mais tradicionais de Erechim e do Alto Uruguai. O reitor do Seminário e Santuário de Fátima, padre José Carlos Sala, esteve na Rádio Difusão nesta quarta-feira (17) para detalhar a programação.
Segundo padre Sala, a Romaria acontece sempre no segundo domingo de outubro e neste ano será no dia 12 de outubro, coincidindo com a celebração de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A programação inicia já no dia 3 de outubro, com a novena preparatória que se estende até o dia 11, sempre em quatro horários: 7h, 14h, 18h e 19h30.
Tema e lema da edição 2025
A Romaria deste ano está inserida no contexto do Ano Jubilar da Igreja, celebrado a cada 25 anos. O tema definido é “Com as virtudes de Maria, peregrinos de esperança”, inspirado no exemplo da mãe de Jesus. Já o lema foi extraído da oração da Salve Rainha: “Esperança nossa, salve”.
Durante os dez dias de atividades, serão refletidas as virtudes cardeais (prudência, justiça, fortaleza e temperança) e as virtudes teologais (fé, esperança e caridade).
Programação especial
Além das celebrações da novena, a Romaria contará com momentos especiais:
- Romaria da Criança – 11 de outubro, às 9h30.
- Romaria dos Ciclistas – “Pedal da Fé” – 11 de outubro, às 16h, em parceria com o grupo Pé no Pedal.
- Procissões noturnas – neste ano, com início antecipado para as 19h30.
- Celebrações Jubilares – cada dia da novena será dedicado a um grupo específico, como famílias, profissionais da saúde, idosos, comunicadores, trabalhadores, juventude e comunidades da Diocese.
- Benção dos animais – no dia de São Francisco, 4 de outubro.
Estrutura e acolhida
O Santuário de Fátima já está sendo preparado para receber os romeiros. Bandeiras de todos os municípios da região serão colocadas na esplanada, simbolizando a unidade da Diocese. Haverá também produtos gastronômicos disponíveis no local, cuja renda é revertida para a manutenção do espaço.
Convite à comunidade
Padre Sala reforçou o convite para que a comunidade organize sua agenda e participe da Romaria:
“De 3 a 12 de outubro vamos nos encontrar no Santuário de Fátima para renovar a fé, a esperança e a coragem. É um momento de espiritualidade, mas também de convivência e unidade da nossa região”, destacou .