Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Bem Mulher – Pinhão: uma delícia nutritiva para os dias frios

Publicado 20/04/2021 às 08:22

Está oficialmente aberta a temporada das delícias de inverno. E um desses prazeres que aprecio muito é o pinhão, em suas mais diversas apresentações. Cozido na água, na chapa ou como ingrediente para diversos pratos… Não importa como o pinhão é consumido, o importante é que seu sabor conquista paladares e é presença marcante na culinária da nossa região.

É impossível passar pelas temperaturas baixas sem cair na tentação de provar ou abusar dessa delícia. Sem falar que ele está associado ao frio e ao aconchego. Porém, as qualidades não se resumem às características de sabor e paladar. Pelo contrário, seus aspectos nutricionais são relevantes e pouco citados.

Com o objetivo de contribuir para o conhecimento nutricional do pinhão, a Nutricionista Natália Piovesan (CRN: 10066P) faz algumas observações importantes.

Apesar de muito saudável, o alimento é bastante calórico. Uma porção de 100 g de pinhão cozido é composta por aproximadamente 174 calorias. Então, para quem gosta de saborear o alimento, porém deseja ou necessita emagrecer, ou pelo menos não ganhar peso, é útil entender se o pinhão engorda ou não.

Os valores nos mostram que o pinhão não é exatamente pobre em calorias, no entanto, ele também não é lotado delas. Portanto, do ponto de vista calórico, podemos concluir que é possível incluir o alimento nas refeições para emagrecer ou não engordar, desde que o seu consumo aconteça de maneira moderada e sem exageros. Até porque, se você resolver comer 500 g de pinhão cozido de uma só vez, acabará consumindo, respectivamente uma média de 870 calorias. Em casos assim, é possível que haja aumento do peso.

A semente contém propriedades antioxidantes que ajudam a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres, responsáveis principalmente, pelo envelhecimento precoce. Além disso, é rica em ferro, que ajuda a aumentar o nível de hemoglobina do sangue. Pinhões também contêm magnésio, mineral muito importante para a formação óssea e dentária, e para a contração muscular.

Também possui grande concentração de ômega 9, uma gordura monoinsaturada que participa da produção hormonal e da melhora do colesterol, reduzindo risco de doenças cardíacas e melhorando funções cognitivo-cerebrais.

Ainda, podemos destacar a grande quantidade de fibras presente neste alimento. Cerca de 7-8g de fibras a cada 100g do pinhão. As fibras por sua vez contribuem para o bom funcionamento intestinal, geram saciedade e melhoram a glicemia.

Visto todos esses benefícios, o pinhão com certeza é uma escolha saudável, podendo fazer parte da rotina alimentar. Mas não esqueça, se está tentando perder peso e precisa manter uma dieta saudável, coma com moderação.

Como já mencionei, amo pinhão em suas diversas apresentações, e todo ano, aproveito dessa delicia! E não passo o inverno sem fazer o nosso tradicional entrevero no disco. Vou dividir com vocês a receita:

 

ENTREVERO DE PINHÃO

Ingredientes:

– 400 g de patinho

– 400 g de peito de franco

– 400 g de lombo suíno

– 200 g de linguicinha de pernil

– 100 g de bacon

– 400 g de pinhão cozidos na água

– 02 tomates

– 01 cebola

– 1/2 pimentão vermelho sem sementes

– 1/2 pimentão amarelo sem sementes

– 1/2 pimentão verde sem sementes

– 04 colheres de óleo

– Tempero verde à gosto

– Sal a gosto

 

Preparo:

– Corte todas as carnes em pequenos cubos (tempere com o sal), o bacon em pequenas tiras e a linguiça em rodelas finas.

– Pique a cebola, os tomates e os pimentões.

– Aqueça o óleo no disco e cozinhe as carnes separadamente, uma a uma, e reserve.

– Depois das carnes bem cozidas, coloque no mesmo disco a cebola e refogue. Em seguida acresecnte os pimentões e os tomates.

– Refogue um pouco mais e junte as carnes e os pinhões. Se necessário acrescente água.

– Acerte o sal e acrescente os temperos se sua preferencia.

– Sirva com arroz e um mix de folhas verdes.

 

O pinhão tem o nosso coração, não é? Bora aproveitar o inverno com comida gostosa e em ótima companhia!

Um agradecimento especial a Natalia Piovesan  pelas observações importantes. Sigam @nutripiovesannati para muitas dicas e receitas de um estilo de vida saudável e permanente.

por Neiva Liane Bresolin – Instagram @neivaliane – Facebook: /neivaliane.bs

MAIS LIDAS