Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Fazenda lança pesquisa de preços online no Dia do Consumidor

Publicado 15/03/2019 às 06:29
Crédito: Cristine Fogliati Nunes/Sefaz

Crédito: Cristine Fogliati Nunes/Sefaz

Para fortalecer programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), a Receita Estadual lançou nesta sexta-feira (15) um aplicativo que facilita a pesquisa de preços.

A ferramenta Menor Preço Nota Gaúcha permite comparar valor de um produto em diferentes estabelecimentos participantes do NFG – atualmente acima de 200 mil.

Por meio de consultas às Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e às Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e), as informações são atualizadas em tempo real toda vez que um estabelecimento realiza uma venda a varejo com indicação do CPF. O aplicativo adota uma tecnologia que já funciona em outros estados.

De acordo com o secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, o Dia do Consumidor é simbólico para o lançamento, pois amplia o relacionamento do Estado com o cidadão.

“O setor público precisa cada vez mais se orientar pela transparência, abrindo seus dados e utilizando a tecnologia em prol de novos e acessíveis serviços”, disse o titular da pasta.

Como funciona

Crédito: Bruno Ibaldo / Arte Secom

Crédito: Bruno Ibaldo / Arte Secom

Para a utilização dos serviços é necessário o cadastro no Nota Fiscal Gaúcha, o que pode ser feito por qualquer cidadão que tenha CPF. Quando um estabelecimento emite uma NF-e ou uma NFC-e, ele previamente autoriza este documento junto à Secretaria da Fazenda. E é com base nessa informação que os valores são atualizados. O raio máximo de pesquisa é de até 30 quilômetros, podendo ser reduzido ou ampliado.

O aplicativo está disponível nas plataformas Android e iOS e deve ser procurado pelo nome, Menor Preço Nota Gaúcha.

Fonte: Ascom Sefaz

MAIS LIDAS