SEMPRE COM VOCÊ!
A RÁDIO QUE FAZ PARTE DO SEU DIA!
SUA COMPANHIA DE VERDADE!
Don't Stop
Apresentação
Eliane Santolin
Toca Tudo
Apresentação
Amílton Drews

Semana do Patrimônio Cultural reúne comunidade em tarde de atividades na Praça Jayme Lago

Publicado 24/08/2026 às 07:08


A Semana do Patrimônio Cultural de Erechim movimentou a Praça Prefeito Jayme Lago neste sábado (22), com uma programação que reuniu comunidade, estudantes, artistas, artesãos e representantes de diferentes grupos culturais.

Promovida pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa, a iniciativa busca valorizar a história, a memória, a diversidade e as identidades que fazem parte da formação do município.

Durante a tarde, o público participou de oficinas, palestras, exposições, atividades culturais, espaços de valorização das diferentes etnias e da Feira Criativa “Identidades de Erechim”, que apresentou produtos e trabalhos de artesãos e empreendedores locais.

Entre os destaques esteve a oficina e palestra “Natureza das Madeiras”, promovida pelo Estúdio Sarasá – Associação Amigos do Castelinho, com atividades teóricas e práticas sobre a madeira como material vivo. Também foi realizada a atividade “Figurinhas do Patrimônio Edificado de Erechim”, promovida pela UFFS.

A programação contou ainda com a palestra “O compromisso do CAU/RS com o Patrimônio Cultural”, ministrada pela arquiteta e urbanista Andrea Hamilton Ilha, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul.

Espaço Étnico valoriza tradições

O Espaço Étnico – Patrimônio Imaterial reuniu grupos que representam diferentes culturas e tradições presentes em Erechim e na região.

Participaram o Centro de Língua e Cultura Polonesa Professor Geraldo Augusto Górski, o Grupo Avanti, com a temática “Memória, Identidade e Tradição da Etnia Italiana em Erechim”, e o Movimento Étnico-Cultural dos Negros de Erechim.

A programação também conta, neste domingo (23), com a participação do Grupo Folclórico Alemão Lehmland, de Gaurama, representando e valorizando as tradições da cultura alemã.

Feira Criativa segue neste domingo

A Feira Criativa “Identidades de Erechim” também foi destaque na programação. O espaço reúne artesãos, produtores e empreendedores locais, com produtos como peças em madeira, livros, velas, joias, crochê, biscuit, cuias, brinquedos, móveis rústicos, antiguidades e aromatizadores.

A Feira Criativa continua neste domingo (23), das 14h às 18h, na Praça Jayme Lago.

A atividade reforça a relação entre patrimônio, identidade e economia criativa, valorizando os saberes, fazeres e talentos que contribuem para a cultura e a economia de Erechim.

Fotos: Roger Gritti – Comunicação PME

MAIS LIDAS