A rádio que toca você!
Momento Nativo
Apresentação de Paulo Frizzo
Informativo Cooperalfa
Produção e apresentação Cooperalfa

27ª Feira do Livro de Erechim chega ao fim celebrando cultura, literatura e participação da comunidade

Publicado 11/05/2026 às 07:35


A 27ª edição da Feira do Livro de Erechim – Jardim do Quintana chegou ao fim na noite deste domingo (10), após dez dias de intensa programação cultural, encontros literários e grande participação da comunidade. O encerramento foi marcado pelo tradicional toque do sino, pronunciamentos emocionados e pela palestra do escritor Itamar Vieira Junior.

Realizada na Praça Prefeito Jayme Lago, a feira reuniu leitores, escritores, artistas e educadores, consolidando mais uma vez Erechim como referência cultural no Rio Grande do Sul.

Após a última palestra da programação, autoridades e representantes da literatura local destacaram o sucesso da edição. O secretário de Cultura, Esporte e Economia Criativa de Erechim, Wallace Soares, comemorou os resultados do evento.

“Encerramos essa edição com a certeza de que a Feira do Livro cumpriu seu papel de democratizar o acesso à leitura, promover conhecimento e valorizar os talentos locais e nacionais. Foram dez dias intensos e muito positivos para Erechim”, afirmou.

O patrono da feira, Alcides Mandelli Stumpf, ressaltou a importância do evento na formação de leitores e destacou a diversidade cultural do município.

“Uma cidade que ama o livro, que ama a cultura e que tem essa pujança social e cultural”, declarou. Ele também agradeceu a presença de Itamar Vieira Junior no encerramento da programação.

O homenageado desta edição, Cesar Tadeu Stanisçuaski, falou sobre a emoção de receber a homenagem durante o evento.

“Receber essa homenagem em uma feira tão grandiosa é motivo de orgulho. A cultura transforma vidas”, destacou.

Representando apoiadores e patrocinadores, a diretora do Sesc, Sandra Mariga Bordini, enfatizou a força da literatura e da participação popular ao longo da programação.

“Vimos crianças, jovens, famílias e educadores ocupando esse espaço com entusiasmo, curiosidade e participação ativa”, comentou.

Já a presidente da Academia Erechinense de Letras, Zeni Bearzi, destacou o envolvimento coletivo das instituições, escolas e comunidade.

“Foi uma feira construída coletivamente, com participação ativa das escolas, escritores, artistas e da população. Isso fortalece ainda mais a cultura em Erechim”, afirmou.

Toque do sino marcou encerramento

Em um dos momentos mais simbólicos da noite, o patrono Alcides Mandelli Stumpf percorreu o corredor dos livreiros tocando o sino que simboliza oficialmente o encerramento da feira, acompanhado por aplausos e homenagens do público presente.

Palestra de Itamar Vieira Junior encerrou programação

A participação de Itamar Vieira Junior foi um dos momentos mais aguardados do último dia. Autor do best-seller Torto Arado, o escritor refletiu sobre literatura, identidade e transformação social, além de destacar a importância das feiras literárias na formação de leitores.

“Cada evento literário desse é um espaço de formação de leitor, porque tem crianças, jovens, adultos. Assim as pessoas se sentem motivadas a ler e conhecer novos autores”, afirmou.

Realização e apoio

A feira aconteceu entre os dias 1º e 10 de maio, com realização da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa, e financiamento do Pró-Cultura, da Secretaria da Cultura e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O evento contou ainda com patrocínio do Grupo Master e da VGraf, além do apoio de diversas instituições parceiras, entre elas o Sesc, Instituto Unimed, Senai, URI Campus Erechim, UFFS Campus Erechim, UERGS Unidade Erechim e IFRS Campus Erechim.

Fotos: Jessica Mingori e Roger Gritti / Comunicação PME

MAIS LIDAS