Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Interatividade
Apresentação
Elton Dalla Rosa
Sabadão Musical

RS emite Avisos para todas as regiões por “aumento acelerado” de casos de Covid-19

Publicado 19/05/2022 às 09:13

Novos casos praticamente duplicaram nos últimos dez dias | Foto: Patrick T. Fallon / AFP / CP

Depois de nove semanas sem emissão de Avisos ou Alertas no Sistema 3As de Monitoramento, responsável pelo gerenciamento da pandemia no RS, o governo estadual emitiu, nesta quarta-feira, Avisos para todas as 21 regiões Covid do Estado. A emissão de Avisos pode ocorrer a qualquer momento, sem necessidade de deliberação por parte do Gabinete de Crise.

A decisão do Grupo de Trabalho (GT) Saúde ocorreu devido ao aumento acelerado de casos confirmados de Covid-19 no Estado, que praticamente duplicou nos últimos dez dias. Entre 7 e 17 de maio, a incidência acumulada passou de 113,7 a cada 100 mil habitantes para 223,2.

Ao contrário das últimas semanas, o aumento da contaminação teve reflexo no número de internados em leitos clínicos. Entre suspeitos e confirmados, governo apontou um crescimento de 47% em apenas nove dias – 339 casos em 9 de maio para 521 em 18 de maio.

Governo espera aumento de internações em UTIs nos próximos dias

O número de internados em UTIs por Covid-19 segue estável. No entanto, o GT Saúde espera aumento nas internações em UTIs nos próximos dias, sugerindo a avaliação pelos comitês regionais da utilização de máscaras em locais fechados. Como o Estado também registra um elevado número de casos de outras doenças, entre elas a dengue, o aumento nas internações por Covid-19 causa preocupação ao GT Saúde.

Para evitar o aumento do contágio, o governo do Estado reforça a importância de que a população busque a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Cerca de 79,7% da população residente no Rio Grande do Sul está com o esquema vacinal primário (duas doses) completo, mas apenas 50,4% tomou a dose de reforço, completando o esquema vacinal.

por CP
MAIS LIDAS