Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Frequência Livre
Apresentação
Paulo Frizzo
Rádio Cidade
Apresentação Francisco Basso Dias

Vereadores de Erechim aprovam projeto de lei que classifica visão monocular como deficiência visual

Publicado 11/12/2019 às 06:50
Aprovado em Erechim projeto de lei que classifica visão mononuclear

Aprovado projeto de lei que classifica visão mononuclear como deficiência visual  |  Foto: Câmara Municipal de Erechim

Na última sessão ordinária do Poder Legislativo erechinense, realizada dia 9 de dezembro, foi aprovado, por unanimidade, o projeto de lei que classifica a visão mononuclear como deficiência visual. A legislação assegura ao portador os mesmos direitos e benefícios garantidos à pessoa com deficiência. O projeto, de autoria do vereador Claudemir de Araújo, aguarda, agora, sanção do Poder Executivo.

Na avaliação do parlamentar, a deficiência traz uma série de transtornos ao indivíduo e não deve ser ignorada ou tratada como algo corriqueiro. “A visão monocular dificulta a definição de profundidade, impedindo até mesmo atividades profissionais. Tudo isso implica em problemas na hora do portador buscar um trabalho, o que gera índices de exclusão social”, afirma Araújo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a visão monocular como aquela em que o indivíduo com a melhor correção tem visão igual ou inferior a 20/200. Essa condição pode representar, segundo a literatura médica, uma redução de aproximadamente 25% do campo visual.

MAIS LIDAS