Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Disk 94
Apresentação
Paulo Frizzo
Tocando a Bola
Com Francisco Basso Dias e equipe esportiva

Geoportal RS disponibiliza painéis com dados da Covid-19 por município

Publicado 3/08/2020 às 06:02
Imagem: Palácio Piratini

Imagem: Palácio Piratini

Fornecer informações para auxiliar na elaboração, no acompanhamento e na execução de políticas públicas. Este é o objetivo do Geoportal RS, ferramenta que faz a interface pública da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede-RS). Com o avanço no número de casos da Covid-19 no Brasil e no Estado, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) disponibilizou aos usuários painéis com mapas e informações detalhadas sobre a evolução da doença no Rio Grande do Sul e sobre o Distanciamento Controlado por município.

Na avaliação do Palácio Piratini, o diferencial destes painéis é a possibilidade de visualização de dados completos em um único ambiente. No caso do dashboard (painel com indicadores de desempenho) do Distanciamento Controlado, por exemplo, é possível acompanhar as informações relativas aos 14 indicadores utilizados pelo governo estadual para definir as bandeiras das regiões.

De acordo com o diretor do Departamento de Planejamento Governamental (Deplan/SPGG), Antonio Cargnin, a ferramenta já está sendo muito utilizada por pesquisadores de diversas universidades e também pode ser acessada por qualquer usuário.

“Nos painéis é possível acompanhar de uma forma intuitiva e prática os dados atualizados relacionados ao avanço da Covid-19. Assim, qualquer pessoa pode utilizá-los, o que auxilia na transparência da informação e pode subsidiar na adoção de iniciativas e ações em todo o Estado”, destaca Cargnin.

O Geoportal também apresenta painéis com dados do Brasil e do mundo. Em todos os dashboards, os dados são atualizados diariamente ou com a informação mais recente, como no caso do Distanciamento Controlado.

“O georreferenciamento realizado pelo Deplan busca complementar todas as demais ações de mitigar os efeitos da pandemia e dar transparência a toda a sociedade gaúcha”, destaca o titular da SPGG, Claudio Gastal.

Os painéis podem ser visualizados na página do Iede. Para acessá-la, clique aqui.

 

PUBLICIDADE