Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Grêmio busca recuperação no Brasileirão em jogo de “alto risco” com Cuiabá

Publicado 6/10/2021 às 08:14

Felipão acredita em reversão de cenário no Brasileirão | Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA / Divulgação / CP

O Grêmio é um clube em ebulição. Derrotas em sequência, zona de rebaixamento, volta da torcida com atuação constrangedora do time diante do Sport, bastidores efervescentes, tudo conspira contra no momento. Os tropeços dentro de campo inevitavelmente influenciam na estrutura como um todo. E só há uma maneira de arrefecer a crise: vencendo. É isso que o Grêmio precisa fazer na noite de hoje, quando recebe o Cuiabá, às 21h30min, na Arena, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Não há outro remédio que possa amenizar os danos causados pelas derrotas para Athletico e Sport, que acabaram com qualquer dose de confiança da equipe. O revés diante dos pernambucanos trouxe discussão forte no vestiário e cobranças ásperas entre jogadores e comissão técnica. Na segunda-feira, Luiz Felipe Scolari reuniu o grupo a portas fechadas no CT Luiz Carvalho para uma longa conversa. São sintomas de um time que não encontra o rumo no Campeonato Brasileiro, no qual figura na zona de rebaixamento desde a segunda rodada.

Atletas mais experientes e momentaneamente sem condições de atuar estariam incomodados com o desempenho de alguns jovens do elenco. Até um pedido a Felipão para que altere o modo de a equipe jogar teria sido feito pelas lideranças do vestiário. A dúvida que surge é se o time conseguirá reagir aos últimos acontecimentos e dar uma resposta positiva contra o Cuiabá, que teoricamente é uma equipe mais qualificada na comparação com o Sport Recife.

Um novo tropeço nesta noite pode acarretar em mudanças na estrutura do departamento de futebol. Trata-se de um jogo de alto risco. Scolari será obrigado a mudar a escalação. Villasanti está na seleção paraguaia e Borja ficará um mês afastado por conta de uma lesão no tornozelo. Lucas Silva e Diego Souza assumem a titularidade. O centroavante será julgado hoje pela expulsão no jogo diante do Corinthians. Mesmo que seja punido, a suspensão começa a valer no dia seguinte. Ou seja, ele estará em campo esta noite.

A principal novidade pode ser a entrada de Jaminton Campaz desde o início, no lugar de Alisson ou Ferreira. O colombiano melhorou o poder de criação do time quando entrou no segundo tempo da partida do último domingo. Campaz arriscou chutes de longa distância e deu bons passes verticais, foi participativo e não se escondeu do jogo. A torcida estará novamente na Arena para acompanhar o Grêmio em outro duelo decisivo para tentar escapar da incômoda zona de rebaixamento.

Campeonato Brasileiro – 24ª rodada

Grêmio

Gabriel Chapecó; Vanderson, Ruan, Rodrigues e Rafinha; Thiago Santos e Lucas Silva; Douglas Costa, Alisson (Campaz) e Ferreira; Diego Souza. Técnico: Felipão.

Cuiabá

Walter, João Lucas, Alan Empereur, Marllon e Uendel; Auremir, Camilo, Jonathan Cafú, Clayson e Osman; Jenison. Técnico: Jorginho.

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires (GO)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Data e horário: 06 de outubro, às 21h30min.
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS).

por CP