Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

MTur inicia projeto piloto de pesquisa sobre demanda turística nacional

Publicado 27/06/2019 às 06:14

Uma parceria do Ministério do Turismo (MTur) com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) possibilitará que os questionários aplicados pelos agentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) tenham informações coletadas sobre turismo no País. A medida valerá a partir das próximas visitas domiciliares.

Com o acordo poderão ser inclusas até 48 perguntas sobre o setor de Viagens nos questionários. Desde a sua implantação definitiva, em 2012, a pesquisa vem ampliando, de forma gradual, os indicadores investigados e divulgados pelo IBGE.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a cooperação trará ganhos imprescindíveis para mensurar o alcance e os resultados das políticas públicas implementadas pelo Ministério.

“Precisamos monitorar o comportamento do setor turístico brasileiro e ver se as ações chegam na ponta. Os últimos resultados das pesquisas já realizadas pelo MTur demonstraram uma perspectiva otimista e de que estamos no caminho certo. O turismo no centro da agenda estratégica do Brasil proporciona isso. Vivemos um momento único, que oferece uma excelente oportunidade ao nosso país”, ressalta o ministro.

O coordenador da PNAD Contínua no Distrito Federal, Marcelo Maia, explica que a quantidade de perguntas sobre turismo vai variar de acordo com o número de viagens realizadas pelos integrantes do domicílio pesquisado. O treinamento dos 50 agentes de pesquisa do IBGE aconteceu nesta quinta-feira, 27, na sede do MTur, em Brasília.

A ação vem sendo realizada em todos os estados do País. A pesquisa vai abranger periodicamente 211 mil domicílios das 27 Unidades da Federação (UFs). Cerca de 2 mil agentes de pesquisa participam da PNAD Contínua.

Viagens domésticas são as mais realizadas no Brasil
Durante o treinamento dos agentes de pesquisa do IBGE, o subsecretário de Inovação e Gestão do Conhecimento (SIG) do Ministério do Turismo, Marcelo Garcia, afirmou que as viagens domésticas respondem por cerca de 95% do setor de Viagens no Brasil.  “A pesquisa vai gerar informações detalhadas sobre essa demanda e orientar melhor as políticas públicas de desenvolvimento social e econômico do turismo”, afirmou Garcia.

A pesquisa
A PNAD Contínua foi implantada, experimentalmente, em outubro de 2011 e, a partir de janeiro de 2012, em caráter definitivo, em todo o território nacional. A amostra foi planejada de modo a produzir resultados para o Brasil, grandes regiões, Unidades da Federação, capitais e regiões metropolitanas.

MAIS LIDAS