Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Toque Sertanejo
Apresentação
Docimar Schmidt e Paulo Frizzo
Rádio Cidade
Apresentação Francisco Basso Dias

Municípios da AMAU vão receber gratuitamente antissépticos produzidos no Alto Uruguai

Publicado 23/04/2020 às 03:39
Comitê

Álcool glicerinado 80% produzido no Alto Uruguai será distribuído para secretarias de saúde e hospitais da região |  Fotos: AMAU/Leonardo Bortolotto

Uma das ações deliberadas pelo Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) foi a produção local de álcool glicerinado 80%. O objetivo é suprir a demanda das secretarias de Saúde e hospitais da região, tendo em vista a carência do produto no mercado e os altos valores praticados.

Segundo a RDC nº 350 da ANVISA, fica permitida, de forma temporária e emergencial, a fabricação e comercialização das seguintes preparações antissépticas ou sanitizantes oficinais: álcool etílico 70%, álcool etílico glicerinado 80%; álcool gel, álcool isopropílico glicerinado 75% e digliconato de clorexidina 0,5%.

De acordo com o Comitê, a produção está sendo realizada em planta instalada junto à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em parceria com AMAU/Comitê, Olfar, Defesa Civil/Força Voluntária, Bebidas Koller, Z Brasil e a própria UFFS. A produção total será de 5 mil litros, que estão sendo embalados em frascos de 5 litros.

Começ

Distribuição do primeiro lote de 1 mil litros já começou

Na manhã desta quarta-feira, 22, o primeiro lote de 1 mil litros começou a ser distribuído para as secretarias municipais de Saúde da área de abrangência da AMAU e da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde. A utilização de álcool gel ou álcool etílico glicerinado é uma das ações preconizadas para prevenção da transmissibilidade da contaminação, juntamente com outras tantas medidas.

“Neste primeiro momento, serão ofertados gratuitamente 25 litros para as secretarias de Saúde e para o Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho. A produção local de álcool foi realizada com os recursos do Fundo de Reserva de Enfrentamento ao Coronavírus, constituído com os valores repassados pelo Poder Judiciário da região (Erechim, Gaurama e São Valentim)”, detalha o Comitê.

Para o prefeito de Gaurama e vice-presidente da AMAU, Leandro Puton, que fez a interlocução com as comarcas da região, as iniciativas de irmandade são relevantes nesse momento preocupante. “Precisamos encontrar os caminhos para superar a crise, que passa pela construção de parcerias, as quais fortalecem as ações de prevenção e combate à epidemia”, declarou.

 

MAIS LIDAS