Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Correspondente Ipiranga.
Rede Gaúcha SAT
Correspondente Ipiranga
Rede Gaúcha SAT

Secretaria da Saúde recebe 3,5 mil inscrições de voluntários para reforço no atendimento à Covid-19

Publicado 8/07/2020 às 05:34
Imagem: Gerd Altmann/Pixabay

Imagem: Gerd Altmann/Pixabay

O canal de cadastro de voluntários para atendimento à Covid-19 no Rio Grande do Sul, iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde (SES), recebeu até agora cerca de 3,5 mil inscrições. A plataforma, lançada em 26 de março, está no site do governo que reúne informações sobre o coronavírus. O período para cadastramento segue aberto e deve ser feito pelo site www.coronavirus.rs.gov.br/voluntariado.

Entre os voluntários que se cadastraram, 1.979 são profissionais da Saúde, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, cuidadores de idosos etc. Os demais pertencem a outras categorias, incluindo as áreas de Direito, Ciências Contábeis e Informática.

Carina Fischer Feddern, 25 anos, aluna do 3° semestre do curso de Farmácia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é voluntária na Farmácia de Medicamentos Especiais. Desde que iniciou as atividades, há dois meses, a estudante atua na atenção básica e na dispensação de medicamentos.

Para ela, além de promover muito aprendizado, a experiência está sendo marcante. “Sempre atuei em laboratório, nunca tive de lidar diretamente com as pessoas, por isso, está sendo muito importante. É um bom momento para nos abrirmos para o mundo e procurarmos entender o outro. Acredito que devemos estar sempre de braços abertos para as pessoas e, mais do que nunca, temos de ajudar quem precisa”, afirmou Carina.

Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado é um dos locais que recebe os voluntários - Foto: Divulgação / SES / Arquivo

Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado é um dos locais que recebe os voluntários          Foto: Divulgação/SES/Arquivo

Há outros voluntários atuando na mesma unidade da farmácia, na avenida Borges de Medeiros, no Centro de Porto Alegre. Um deles é James Nunes Pires, 50 anos, que há três meses exerce as atividades no local, e está concluindo o curso técnico em Enfermagem na Escola Profissional Fundatec. Ele dedica dois dias da semana para o voluntariado e afirma estar sendo muito gratificante. “Esses dois dias são especiais. Estou aprendendo a exercer mais a empatia e isso faz diferença para as pessoas, principalmente neste momento tão complicado”, relatou, explicando ainda que também atua na dispensação de medicamentos e na atenção básica aos pacientes.

Os voluntários estão sendo convocados conforme a necessidade identificada pelos departamentos e setores da Saúde. Até o momento, de acordo com a SES, foram convocadas 18 pessoas para atuação na Farmácia de Medicamentos Especiais.

Segundo o diretor de Planejamento da Pasta, Cristian Guimarães, há diversos voluntários passando por entrevistas para colaborar em outros locais, como no Hospital Psiquiátrico São Pedro, em residenciais terapêuticos, no Hospital Colônia Itapuã e no Departamento de Gestão e Tecnologia da Informação.

Como realizar o cadastro
O voluntário deve preencher o formulário de cadastro, que pode ser acessado neste link. Existe uma aba específica para profissionais da saúde e outra para quem atua em outras áreas. Para que seja convocado, o voluntário deverá passar por um protocolo, incluindo entrevista. O preenchimento não garante a entrada em exercício.

 

MAIS LIDAS