Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Difusão Pampa e Sertão
Apresentação
Paulo Frizzo
Programação musical
Computadorizado

Sicredi está entre as ‘150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil’

Publicado 26/11/2019 às 05:26
Foto: Sicredi/Divulgação

Equipe do Sicredi durante a cerimônia de anúncio das empresas classificadas no ranking    |    Foto: Sicredi/Divulgação

Pelo nono ano consecutivo, o Sicredi foi classificado no ranking das 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil. A lista, divulgada na terça-feira, 19 de novembro, é resultado da pesquisa realizada pela revista Você S/A, da Editora Abril, em parceria com a Fundação Instituto Administração (FIA). Envolveu mais de 250 mil trabalhadores de cerca de 500 empresas e instituições, nas cinco regiões do País.

De acordo com o superintendente da área de Gestão de Pessoas do Sicredi, Rodrigo Wegener, o bom desempenho no ranking deste ano e de anos anteriores reflete a essência da instituição. “As pessoas são o centro da nossa atuação e com os nossos colaboradores, que também são associados, não poderia ser diferente. Por isso, buscamos atrair pessoas que se identifiquem com a causa do cooperativismo e nos preocupamos em oferecer as melhores condições para que elas exerçam suas atividades”, afirma.

Metodologia
As notas concedidas pelos entrevistados são utilizadas pelos organizadores do ranking para calcular dois indicadores: o Índice de Qualidade no Ambiente de Trabalho (IQAT), que é baseado na visão dos colaboradores; e o Índice de Qualidade na Gestão de Pessoas (IQGP), avaliação feita pela publicação. Os dois indicadores formam o Índice de Felicidade no Trabalho (IFT).

No IQAT, o Sicredi atingiu a marca de 81,9; no IQGP, 92,3; e em relação ao IFT, a instituição financeira figura com 62,7.

Já na classificação setorial de Serviços Financeiros, o Sicredi ficou em 2º lugar. Os seus pontos positivos enfatizados são a criação de um grupo de diversidade, a adoção de um assistente virtual, chamado Hugo, para interpretação de libras, além de aulas da linguagem para os funcionários.

Entre os indicadores usados para compor os índices, destacarem-se no IQAT “Employer Branding”, com nota 98,0; “Sustentabilidade e Diversidade”, (97,3); “Estratégia e Objetivos” (95,4); “Processos e Organização”, (94,8); “Comunicação Interna” (94,6) e “Participação e Autonomia” (92,9).

E nos índices relativos ao IQGP, os destaques foram “Processos e Organização”, com nota 92,3; “Estratégia e Objetivos”, 84,8; “Participação e Autonomia”, 76,5; “Relações Interpessoais”, 74,5; “Comunicação Interna”, 70,1; além de “Employer Branding”, que atingiu o índice 66,2.

RH
Atualmente, o Sicredi conta com mais de 28 mil colaboradores, que atuam em 112 cooperativas espalhadas por 22 estados e no Distrito Federal.

A instituição informa que, em 2017, deu início a um processo de transformação no seu modelo de organização interna. Adotou metodologias ágeis para, assim, proporcionar ainda mais autonomia aos colaboradores.

MAIS LIDAS