Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Don't Stop I
Apresentação
Eliane Santolin
Toca Tudo
Apresentação
Amílton Drews

Suárez marca em despedida, e Grêmio vence o Vasco na Arena

Publicado 3/12/2023 às 08:55

Suárez chorou durante homenagem pós-jogo | Foto: Maria Eduarda Fortes / CP

Em noite de despedida de Luisito Suárez da Arena, a partida pareceu um resumo do ano: o craque fez o seu e resolveu para o Tricolor, que teve atuação sem brilho. Para uma Arena com 50 mil pessoas, o Grêmio venceu o Vasco da Gama por 1 a 0 na noite deste domingo, 3, e voltou para o G4, com 65 pontos. O time gaúcho vai para o último jogo do Brasileirão sem chances de título. A derrota deixa o Vasco ainda sob risco de rebaixamento, dependendo de resultados paralelos para se salvar.

O último jogo de Luisito pelo tricolor deve ser contra o Fluminense na quarta-feira, 6, às 21h 30 min, no Rio de Janeiro. Pendurado, o camisa 9 não recebeu cartão amarelo que poderia deixá-lo de fora. O Vasco joga a permanência na série A contra o Bragantino, no mesmo horário, em São Januário.

Renato repetiu a aposta em Caíque e Nathan Fernandes como titulares. Time não apresentou futebol encantador, mas foi objetivo e efetivo em suas jogadas de ataque. No primeiro lance do segundo tempo, a estrela da noite abriu o placar e resolveu mais uma vez.

Primeiro tempo movimentado

Grêmio e Vasco protagonizaram um primeiro tempo movimentado. O tricolor começou o jogo fazendo pressão, conseguindo boas jogadas pelo lado direito do ataque com Nathan Fernandes e algumas tabelas com a estrela da noite, Luis Suarez. Logo aos 7 sete minutos, o craque recebeu passe de Ferreira dentro da área e deu uma linda caneta em Léo Pelé, mas na hora da finalização, pegou mal e acertou a rede pelo lado de fora. O craque uruguaio deixava claro que queria se despedir da Arena com gol!

O Vasco apareceu no jogo por volta dos 18 minutos, quando o ponta-esquerda Gabriel Pec disparou pela direita  em contra-ataque e ganhou de Villasanti, mas na hora de decidir, jogou a bola em cima do lateral Reinaldo. De novo, aos 20min, quando Fábio errou passe na saída de jogo, dando um presente para o atacante Vegetti que tentou a finalização, mas foi bloqueado na hora H por Rodrigo Ely.

O jogo continuou aberto com possibilidades para os dois times, mas com mais chegadas do tricolor. O problema é que nenhuma das oportunidades resultou em chances claras de gol, já que o Vasco fazia uma defesa muito competente. O time cruzmaltino estava claramente preocupado em primeiro marcar, para depois tentar escapadas no contra ataque.

Mas quem parecia ter levado a melhor no contra-ataque era o Grêmio. Aos 32 min, Ferreirinha disparou pela esquerda e virou o jogo dando passe para o garoto Nathan Fernandes. Antes que ele girasse sobre o defensor, o jovem foi derrubado na intermediária, resultado em falta para o tricolor. Na cobrança, Suárez mandou na cabeça de Rodrigo Ely que, sozinho, mandou um foguete de cabeça para o fundo do gol. Mas o VAR acabou com a festa ao revisar o lance e apontar impedimento do jogador do Grêmio.

Os minutos finais da primeira etapa foram mais truncados, com um show de faltas duras e erros de passes e jogadas. Nos poucos momentos em que a bola saiu do meio campo e foi conduzida para perto de uma das metas, os jogadores dos dois clubes erravam passes para jogadores próximos ou arriscavam lançamentos longos, sempre bloqueados pelas defesas.

O tricolor teve 5 finalizações, sendo só uma no gol. Já o Vasco da Gama, chutou apenas duas vezes, ambas para fora. Já a posse de bola, ficou em 52%para o Grêmio e 48% para o Vasco.

Segundo tempo começou com a genialidade dele

Logo na primeira jogada depois do intervalo, o jovem Nathan Fernandes brigou com os zagueiros igual gente grande e achou Luisito na frente da grande área. Com toda a sua categoria, o uruguaio finalizou colocado sem chances para o goleiro Léo Jardim.

A vantagem no placar deu tranquilidade ao time do Grêmio que soube usar a torcida e o fator casa para acalmar o jogo. A postura do tricolor em campo cessou a maioria das jogadas rápidas do Vasco até os 30 minutos, também ajudado pelas trocas de Renato. O treinador colocou Nathan pescador e André Henrique no lugar de Nathan Fernandes e Cristaldo. Proposta deu frutos aos 29 minutos, quando Ferreira recebeu pela direita, driblou e bateu colocado, mas Leo Jardim fez grande defesa. No rebote, Luís Suárez bate e o goleiro, mais uma vez, tira em cima da linha.

Logo na sequência, o Vasco encaixou uma de suas poucas jogadas promissoras desta etapa. Aos 31 minutos, Jair avançou pelo meio e achou ótimo passe para Marlon Gomes. O volante entrou na área e bateu cruzado, mas a bola passou ao lado da meta do goleiro Caíque. Time teve nova grande chance aos 45 minutos quando Payet foi no fundo e achou ótimo passe para trás. De fora da área, Praxedes chegou batendo colocado e Caíque se jogou no cantinho para fazer grande defesa para evitar o empate.

O jogo acabou com festa tricolor para 50 mil pessoas entoando: Suárez, Suárez.

Brasileirão 2023 – 37ª rodada

Grêmio 1 

Gabriel Grando; Gustavo Martins, Bruno Uvini (Nathan Fernandes)e Kannemann; Fábio, Ronald, Carballo (André), Cristaldo (Ferreira) e Reinaldo; Everton Galdino(Nathan) e Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.

Vasco da Gama 0

Léo Jardim, Maicon, Gary Medel, Léo Pelé, Puma Rodríguez, Paulinho, Zé Gabriel, Marlon Gomes, Lucas Piton, Gabriel Pec, Vegetti.

Técnico:Ramón Díaz.

Gols: Luis Suárez nos primeiros segundos da segunda etapa da partida.

Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC);

Data e hora: 2 de dezembro de 2023, domingo, às 18h30min;

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).

por CP

MAIS LIDAS